A ideia surgiu…

24 May

enquanto eu fazia uma matéria na ECA/USP como aluna especial. Apesar do estranho nome da disciplina – Comunicação Interativa e o Texto Eletrônico-digital – o professor Arthur Matuck conseguiu ser bastante abrangente nos tópicos abordados, além de permitir que cada um estudasse com um tantinho mais de afinco cada um dos temas propostos por ele.

O meu tema? Criação Literária no Mediaverso Digital. Tinha tudo a ver com o que eu sempre gostei e com o foco do meu curso da facu.

Hoje, cerca de dois anos depois, o meu interesse continua cada vez mais vivo: assim como Douglas Rushkoff, eu ainda acredito muito no mundo digital, e perceber a literatura como algo maior que o seu atual suporte – o livro – é algo que me empolga e me faz querer saber mais.

Assim, decidi que este seria um bom tema para a minha monografia de final de curso. Afinal, é um assunto no qual eu tenho um interesse genuíno, e que pode ser bastante útil nos estudos de literatura.

Atualmente o meu foco ainda é disperso: me interesso pela literatura criada em meios digitais (mas não vejo lá muita graça naquela literatura computacional, ok?), pelos lançamentos independentes e pelas grandes possibilidades dos leitores de ebooks que estão sendo lançados. No entanto, acredito que a melhor área seria focar na literatura criada e distribuida digitalmente. Lógico, não vou resistir comentar um pouquinho sobre a revolução que iPads, Kindles e Nooks podem trazer, mas muito provavelmente esse não será o centro das minhas atenções.

O blog surge exatamente para que eu mantenha o hábito de comentar e compartilhar as observações que fizer acerca dos temas, e também para receber comentários sobre eles, de forma a enriquecer a pesquisa.

Vale ressaltar que o modelo de monografia em que trabalharei prioriza mais a exposição do que a defesa de um tema. Portanto, eu não pretendo convencer ninguém de nada, mas sim apresentar todo um mundo de literatura digital, que vem sendo discutido por acadêmicos, estudiosos, universitários e palpiteiros por aí.

Sintam-se a vontade para comentar, palpitar e sugerir!

Leave a Reply

